quarta-feira, 3 de março de 2010

Educação que edifica o caráter!





“A educação edificadora do caráter é a educação que forma as bases
da visão da vida, fazendo a criança entender bem o funcionamento da sociedade,
levando a criança a refletir sobre como poderia ser útil para esta sociedade.”
Prof. Toru Kumon




O professor Toru Kumon considerava que
a educação edificadora do caráter alcançaria
seus objetivos com uma educação
que valorizasse a importância de
ler livros. Afinal, ler não é fundamental apenas para
a vida escolar das crianças. É algo importante para
a vida toda! É o gosto e o hábito de leitura que
levam à ampliação da capacidade de buscar o próprio
conhecimento.


E é nesse ponto que se encontra o motivo pelo
qual o Kumon trabalha com as disciplinas de
Matemática, Português, Japonês e Inglês. O que
seria necessário para ler o mundo que nos cerca?
Um raciocínio lógico, a capacidade de ler textos da
sua cultura e de outros países também.
No Kumon, costumamos dizer que “ensinamos as
crianças a pescarem, em vez de lhes dar o peixe”.
Nosso maior objetivo é preparar os alunos para o
futuro, com uma instrução individualizada que respeita
o ritmo de aprendizagem de cada um, desenvolvendo
a capacidade de concentração, a disciplina
e o hábito de estudos.


Ao criar o método Kumon, o professor Toru Kumon
tinha o desejo de, por meio de um material didático
autoinstrutivo, oferecer aos alunos a oportunidade
de desenvolver suas habilidades e formar pessoas
com autoconfiança, organização, capazes de estabelecer
metas e sonhos, aprender a enfrentar desafios e
buscar soluções por si mesmas.
A educação que visamos é a que permite às pessoas
terem opção de escolha. Para escolher o que é
certo ou errado é necessário buscar as informações
antes de refletir. E para buscar tais informações é
necessário ter as ferramentas necessárias para isto.
Sabemos que a leitura e o contato com os livros
são de fundamental importância para o desenvolvimento
dos indivíduos. É exatamente a leitura de
livros que nos dá antecipadamente as experiências
de vida. Quem lê e entende o que lê conhece melhor
o mundo que o cerca.


O material didático do curso de Língua Pátria
(Português) do método Kumon foi elaborado com
base no princípio de que as crianças apresentam diferentes
interesses, e que as fases do desenvolvimento
também variam para cada indivíduo. Não podemos
dizer que todas as crianças tenham desenvolvido as
mesmas habilidades, mesmo que com a mesma
idade, e dentro da mesma família. Por isso, o método
Kumon oferece uma orientação individualizada,
apropriada às habilidades e interesses de cada
criança. Não existem comparações nem pressa, o
mais importante é respeitar o ritmo pelo qual cada
criança se desenvolve.


O objetivo do curso é formar leitores, pois trata-se
de um curso de leitura que, gradativamente, desenvolve
as habilidades linguísticas, partindo da alfabetização
até a leitura e interpretação de textos críticos.
Sabemos que o estímulo à leitura se dá antes
mesmo do processo de alfabetização, principalmente
porque a idade pré-escolar é a fase na qual as
crianças são estimuladas pelas circunstâncias e assimilam
coisas novas uma por uma. Portanto, é muito
importante fornecer estímulos de variadas maneiras.


Os horizontes de linguagem da criança, em particular,
podem ser expandidos ao fazê-las ouvir canções e
histórias regularmente. Isso levará a uma ampliação
do prazer e despertará o interesse pela leitura.


Com uma tendência natural à curiosidade, as
crianças se mostram disponíveis a ler e a escrever
antes mesmo de serem ensinadas. No
entanto, o fato de lidar com as letras não significa
que a criança esteja alfabetizada, pois é
preciso compreender o significado das palavras.
Ler e escrever implica em decifrar o código escrito.
Daí a importância de aproximar a criança do
mundo da leitura.


A prática de contar histórias está perdendo cada vez
mais espaço, o que é lamentável, pois é ouvindo histórias
que a criança adquire o gosto pela leitura, amplia o
seu vocabulário e desenvolve a linguagem e o pensamento.
Além disso, as histórias também estimulam a
atenção e a memória, despertando a sensibilidade e o
imaginário e contribuindo para a formação do caráter.


O professor Toru Kumon, que entendia profundamente
da educação de pré-escolares, já afirmava que é preciso
ler muito para as crianças, as quais, com isso, passarão
a ler sozinhas:


“Quase todas as crianças gostam de ouvir
histórias. No início eu sabia da importância de
ler para as crianças e achava que elas leriam por
si. Antigamente os pais não liam para os filhos e
eu também não o fiz muito. Mas, hoje, vendo a
sua importância, arrependo-me de ter dito aos
meus filhos para lerem sozinhos. Agora sei que,
se tivesse lido mais, mais cedo, eles teriam
começado a ler por si mesmos.”
Prof. Toru Kumon


A criança pode aprender pelas experiências de
outras pessoas. Ela tem a oportunidade de antecipar
o seu conhecimento das coisas que não consegue ver
ou alcançar no momento. Pode viajar para outros países
e conhecer outras culturas.


Pode entender que as pessoas são diferentes, mas
também que mesmo entre pessoas diferentes há algo
em comum. E assim a criança passa a aceitar melhor
estas diferenças.


No método Kumon, o incentivo à leitura de livros
acontece desde o período de alfabetização. O contato
com diferentes tipos de textos amplia o vocabulário e
a criatividade dos alunos, tornando a aprendizagem
uma atividade prazerosa. Os livros são sempre um
recurso muito importante no desenvolvimento de um
leitor. Encontramos desde livros de imagens, em que
as ilustrações podem ser “lidas” por crianças ainda
não alfabetizadas, até os grandes clássicos da literatura.


O importante é que os livros sejam sempre adequados
à fase em que a criança se encontra, ou seja,
ao seu nível vocabular, sua capacidade de compreensão,
abstração, interpretação, etc. E o segredo é
fazer da leitura um momento prazeroso.
Assim, ficaremos seguros ao saber que incentivando a
leitura, desenvolvendo as crianças e respeitando seus
limites, estamos formando pessoas capazes de buscar
conhecimentos de maneira independente.

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