segunda-feira, 15 de março de 2010

Educar um filho...

Educar um filho, atualmente, não é tarefa das mais simples. É preciso ser paciente, calmo e ter bastante jogo de cintura. Existem algumas dicas simples que podem tornar a vida dos pais e da criança mais sadia e feliz.

-O velho clichê de oferecer à criança um lar feliz, com harmonia e carinho, onde ela se sinta amada e querida é muito válida aqui. As crianças, normalmente, são sempre criticadas, desestimuladas, chamadas de inquietas ou bagunceiras e se sentem frustradas por não conseguirem corresponder às expectativas dos pais. Ofereça atenção e carinho ao seu filho e lembre-se que ele se esforça diariamente e tenta chamar sua atenção.
-A casa precisa ter regras claras e que sejam seguidas por todos. Pelos pais principalmente. A máxima do “faça o que eu digo, mas não faça o que eu faço” não tem vez. Procure explicar o porquê de tudo, só assim a criança terá parâmetros de comportamento claros e saberá o que é exigido dela. Algumas crianças se esquecem das coisas com facilidade e ter uma rotina regular ajuda a criança a se “organizar”.
-Elogie, elogie, elogie. O estímulo nunca é demais. A criança precisa ver que seus esforços em vencer a desatenção, controlar a ansiedade e manter o “motorzinho de 220 voltz” em baixas rotações está sendo reconhecido. Lembre-se que ela está sempre tentando corresponder às expectativas, mas às vezes não consegue. Valorize todos os momentos de vitórias e procure não dar atenção excessiva aos erros.
-A dica número 3 não é sinônimo de permissividade. A criança tem que ter limites claros e o respeito a eles precisa ser exigido. Com uma boa dose de carinho, evidentemente. Tudo precisa ser adaptado à realidade da criança. Não adianta nada tentar estabelecer uma disciplina militar.
Procure dar qualidade aos poucos momentos que tem com seu filho: leia historinhas com ele, estimule-o sempre; deixe seu filho te ver lendo ou estudando, por que ele terá vontade de fazer o mesmo, elogie as pequenas conquistas!!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário